quinta-feira, 8 de setembro de 2011

POST INAUGURAL


Engraçado, nunca fui muito ligado aos blogs. Cheguei a pensar que passaria ileso a eles, mas isso não aconteceu. Hoje subitamente pensei: "Taí, eu deveria mesmo criar um blog. Pra falar um monte de coisas, sem a menor preocupação com a temática e, principalmente, se será lido por uma ou muitas pessoas". Confesso que ultimamente tenho me relacionado muito mais com eles (os blogs), devido à grade da faculdade e as necessidades do trabalho, e talvez resida aí essa ideia repentina de criar um de maneira tão tardia em minha já avançada "vida online". Depois dessa pequena introdução, direto ao assunto desse primeiro post:

Hoje estava eu conversando com o professor André sobre trolladas de 1º de abril. Ele me contou algumas bem interessantes, como a mais recente da Google em que inventaram um comando de e-mail por realidade aumentada e fizeram com que muitas pessoas ficassem feito bobas pulando e dançando em frente suas webcams. Essa conversa toda me fez lembrar de um 1º de Abril épico.


Há muito tempo, mais especificamente em 1992, a EGM (que então ainda se chamava Eletronic Gaming Monthly) se aproveitou de uma falha na tradução do jogo Street Fighter II durante as falas do personagem principal, o famoso Ryu. Os tradutores se confundiram ao falar de um golpe do personagem e acabaram deixando o nome Sheng Long na versão americana (foto), os espertalhões da EGM se aproveitaram disso e inventaram uma manha absurda para se lutar contra o dito cujo. Era preciso que você lutasse por 10 rounds contra M.Bison e que todos ficassem empatados, sem que nenhum oponente encostasse no outro durante toda a luta (ahhahahah). Além disso, fizeram uma descrição 'aterrorizante' do adversário secreto, usaram argumentos como: seu shoryuken é rodeado de fogo, ele lança poderes mais rápido que Sagat e tem um spin kick mais mortal que Chun Li (sensacional!). Pronto! Foi o que bastou para que muita gente gastasse o dinheiro do almoço tentando lutar contra o bendito Sheng Long. 

Interessante é reparar também na diferença da velocidade da forma como esses boatos se espalharam na era antes do boom da internet. Muitos americanos já sabiam que se tratava de uma pegadinha, a EGM desmentiu várias vezes depois essa notícia, e por essas bandas tinha gente que comentava sobre o assunto até quando eu comprei meu Super Nintendo - anos depois. Histórias foram criadas, Sheng Long era o mestre secreto de Ryu e Ken, e podia fazer coisas impressionantes - segundo essas mentes criativas. Sinceramente, não é de surpreender que Akuma, introduzido no universo de Street Fighter alguns anos depois tenha algumas características em comum com o tal Sheng Long. Abaixo ainda segue um scan da revista que contém a trollada e é interesasnte reparar que, no rodapé da página, tem uma nota chamando a atenção para um concurso que premiará quem descobrir qual a piada de 1º de Abril na revista - possivelmente para despistar os espertões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário