sexta-feira, 9 de setembro de 2011

INJUSTIÇADOS: MIROSLAV KLOSE

Quem sabe com esse post inauguro uma seção, dentro do marcador futebol, falando dos jogadores que considero “injustiçados” no futebol. O tema desse post me ocorreu pois no momento em que escrevo estou também assistindo o jogo Milan x Lazio (até os 21 minutos quando terminei, o jogo estava 2x0 para a equipe da capital – e detalhe, o jogo está sendo realizado em San Siro).

Miroslav Klose nasceu na Polônia em 9 de junho de 1978, filho de uma jogadora da seleção polonesa de handball e um jogador profissional de futebol, sua família se mudou logo após o nascimento de Miroslav Klose para a França – quando seu pai, Josef Klose, foi atuar pelo Auxerre. Em 1985 se mudaram para Kusel na Alemanha, e assim como seu pai, Klose conseguiu a cidadania alemã.


A carreira de Klose começou em 1998 no FC 08 Homburg, clube que hoje está na Oberliga Südwest, uma das onze Oberligas (equivalente a 5ª divisão alemã). Ficou apenas um ano na equipe e se transferiu para o Kaiserslautern, onde nas suas primeiras 67 partidas marcou 33 gols. Com o destaque que adquiriu acabou por ser convocado pelo técnico Rudi Völler para a seleção alemã que disputou, e surpreendeu, na Copa do Mundo de 2002. Klose ficou marcado naquela oportunidade por ter marcado por três vezes (ou feito um hat-trick ou mesmo uma tripletta como preferirem) na goleada da seleção alemã sobre a Arábia Saudita por 8x0 (os gols dessa partida estão no vídeo abaixo), na esteia da seleção germânica na Copa. Naquela Copa Klose marcou 5 vezes, todos os gols em cabeçadas, e desde então ficou marcado como um jogador que só sabe cabecear. Curioso é que a maioria dos que falam isso não se lembram que na Copa seguinte (2006), além de ter sido artilheiro da competição, Klose marcou 4 de seus 5 gols com os pés – apenas o gol que igualou a disputa contra a Argentina nas quartas-de-final e acabou levando o duelo para os pênaltis foi de cabeça.

Já perdi as contas de quantas vezes ouvi dizer “O Klose bate até pênalti de cabeça” e coisas do gênero. Outros que criticam o jogador por ele não ser habilidoso, ou melhor fantasista (aquele jogador da estirpe de Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Cristiano Ronaldo, etc. que sabe fazer de tudo e mais um pouco com a bola nos pés). Mas o fato é que o segundo maior artilheiro das Copas do Mundo, com 14 gols empatado com Gerd Müller e apenas um gol atrás de Ronaldo, não tem simpatia ou reconhecimento da grande maioria.
 Klose já foi artilheiro do Campeonato Alemão em 2006 (25 gols) e Copa do Mundo de 2006 (5 gols) e selecionado para o All-Star Team (os melhores 23 jogadores) das Copas do Mundo de 2002 e 2006. Apesar de ser centroavante e finalizador, Klose tem sido muito importante nas assistências também, nas últimas 5 temporadas foram 39 passes para gols. Klose é um jogador que possui algumas limitações, não tem uma extraordinária habilidade no lido com a bola, mas sem dúvidas é um dos importantes nomes recentes do futebol mundial. Abaixo estão todos os gols que fizeram de Klose o segundo maior artilheiro da história das Copas do Mundo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário